© 2019 por Taekwon-do ITF do Brasil

TAEKWON-DO ITF

Logo após a criação do Taekwon-do (11/04/1955) e sua sistematização a arte ganha projeção e interesse do mundo todo, fazendo com que uma federação nova fosse criada, além da federação coreana, foi necessária a criação de uma entidade que representasse instrutores pelo mundo, em 22 de Março de 1966 é, então, criada a ITF (International Taekwon-do Federation).
 

Rapidamente instrutores pelo mundo ensinaram o Taekwon-do que cada vez mais ganhava importância no cenário mundial das artes marciais.

No Brasil o Taekwon-do é introduzido em São Paulo em julho de 1970, quando o General Choi Hong Hi envia para o país o Instrutor Internacional Sr. Sang Min Cho, juntamente com os instrutores: Sr.Sang Min Kim, e Sr.Kun Mo Bang.


O General Choi Hong Hi decepcionado e descontente com o mau uso dos líderes coreanos com o Taekwon-do, que ganhava cada vez mais prestígio no mundo e na Coréia, resolve sair de seu próprio país (1972) e cuidar do Taekwon-do pelo mundo sem interferência de governos ou de interesses diversos. Assim, o General Choi Hong Hi ficou a frente da ITF até sua morte.


Com a saída do General Choi Hong Hi da Coréia, o governo coreano resolve criar uma nova federação, chamada WTF (1973), e exige que os mestres coreanos pelo mundo todo mudem de federação. (De ITF para WTF).  Assim, essa nova federação nasce rica (patrocinada) e com mestres por todos os países. Alterações diversas foram feitas e hoje o estilo adotado pela federação WTF tem poucas semelhanças com o estilo da ITF que preserva o Taekwon-do original. Em 1988 a nova federação consegue, também, inserir sua representação nas olimpíadas (ocorridas na Coréia).


A ITF resistiu sozinha, sem apoio de governos, não alterou seus fundamentos e estilo de luta, não recria a história, mas sim, dá créditos a quem de direito. Haviam muitas artes na antiga Coréia, mas o Taekwon-do nasceu da vontade e talento de um homem que buscando apoio nos antigos Kwans (escolas) coreanos criou uma arte nova inteiramente coreana.

Com a criação da WTF,  países onde os professores coreanos tinham influência e controle, como Brasil, o Taekwon-do Tradicional, ITF, quase desapareceu. 

O Taekwon-do tradicional, só toma novo impulso no Brasil a partir de 1990, com a vinda do General Choi Hong Hi ao país, para inúmeros eventos.


Com o falecimento do general Choi Hong Hi, em 15 de junho de 2002, oTaekwon-do sofreu divisões a nível internacional, devido a interesses políticos e econômicos.

A partir deste momento nosso grupo filia-se a ITF dirigida pelo Mestre Choi Jung Hwa, hoje IX Dan, filho do fundador do Taekwon-do.

Representação Internacional: Aliança Brasileira de Taekwon-do INO#562.
http://www.itf-administration.com/organisations/?id=159164

profa Thais Melo

Praticante ITF desde 1995

 

a professora Thais Melo, a frente da Associação Brasileira, é árbitro internacional e preparadora de equipes.
Já levou 2 equipes a Mundiais de Taekwon-do e seus alunos tem inúmeros títulos no Brasil e exterior.